Com apoio do Instituto Bairral de Psiquiatria, realizou-se no período de 24 a 26 de setembro o I Simpósio Internacional Explorando as Fronteiras da Relação Mente-Cérebro, no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo. A organização coube a Universidade Federal de Juiz de Fora, na figura do Dr. Alexander Moreira Almeida e ao Prof. Dr. Franklin Santana Santos da Pinus Longaeva Saúde e Educação e IPQ-USP.
Foram cerca de 600 participantes, com programação de altíssima qualidade e grandes apresentações de trabalhos científicos na área.
Tivemos a participação de renomados pesquisadores da área, destacando o Prof. Mario Beauregard da Universidade de Montreal – Canadá palestrando sobre “O cérebro, a mente e as experiências transcendentes”, o Prof. Dr. Chris J. S. Clarke da Universidade de Southampton – Inglaterra que abordou o tema “Física sem colapso, mecanicismo e espiritualidade”, o Dr. Stuart Hameroff, professor do Centro de Estudos da Consciência da Universidade do Arizona – Estados Unidos, que nos mostrou os processos quânticos cerebrais como fornecedor de explicações científicas plausíveis para a consciência e alma, além do neuropsiquiatra Peter Fenwick do Royal College of Psychiatrists da Inglaterra – “Experiências de quase morte e a relação cérebro-mente” e Erlendur Haraldsson, professor emérito de psicologia da Universidade da Islândia, que apresentou casos sugestivos de reencarnação e relação mente-cérebro. Destamos também os pesquisadores Saulo de Freitas da Universidade Federal de Juiz de Fora com o tema “O eterno retorno do materialismo: padrões recorrentes de explicações materialistas dos fenômenos mentais. Pelo Instituto Bairral estiveram presentes o Dr. Marcelo Ortiz de Souza (psiquiatra), Dr. Agenor Pares de Lima (Diretor de Relações Externas) e Nivaldo José Caliman (Diretor Administativo).
Deixe um comentário