O Instituto Bairral possui uma farmácia central com nove funcionários, dois jovens aprendizes e uma farmacêutica. São três turnos de trabalho para um período diário das 6h00 às 22h00.
O sistema de dispensação de medicamentos adotado é o da dose individualizada, sendo produzidas aproximadamente 24.000 doses mensais. A farmácia é toda informatizada, recebendo on line as prescrições eletrônicas do corpo médico do Hospital, possibilitando maior agilidade no processo. Após receber as prescrições, estas são convertidas em etiquetas para a produção da dose individualizada, utilizando-se quatro bancadas especialmente desenhadas para este fim e que acomodam toda a padronização dos medicamentos. Preocupado com a preservação do meio ambiente, o Instituto Bairral desenvolveu um sistema de embalagem para a dose individualizada usando tiras retornáveis, abandonando assim o uso do plástico simples e das seladoras, e, por consequência, o descarte diário desse material.
No seu estoque, além dos materiais hospitalares, a farmácia mantém 53 produtos padronizados psiquiátricos, 103 produtos padronizados para uso clínico, 70 produtos não padronizados psiquiátricos e atende os pacientes com qualquer medicamento para tratamento clínico que necessite. Nenhum medicamento é utilizado a granel, pois dispomos de seladora de blister para que seja embalado. Todos os medicamentos possuem identificação, comprimido a comprimido, para conferência da enfermagem.
Além da atividade acima descrita, a farmácia também realiza:
- a venda de medicamentos para os mais de 750 funcionários da instituição, com preços bastante reduzidos;
- a cotação de preços e as compras do setor; e
- o treinamento dos médicos para realização da prescrição eletrônica.
O controle informatizado, a prescrição eletrônica, a climatização do ambiente e o sistema de produção e embalagem da dose individualizada facilitam o trabalho da equipe, aumentam a segurança para o paciente e fazem da farmácia do Instituto Bairral modelo para outros hospitais.
Deixe um comentário