No período de 09 a 19 de Agosto ocorreu nas dependências do Centro de Educação Continuada do Instituto Bairral de Psiquiatria o 1º Ciclo de Palestras de Atualização Técnica, que envolveu os profissionais das equipes multiprofissionais.
Na abertura do evento, no dia 09, pudemos contar com a presença do Prof. Dr. João Fernandes Marcolan, Enfermeiro e Professor Adjunto da UNIFESP, que abordou o tema “Evasão, Queda e Contenção de Paciente”. Inicialmente o palestrante discorreu sobre quedas de pacientes psiquiátricos e a frequência com que ocorrem, especialmente com pacientes geriátricos. Comentou sobre alguns procedimentos para evitar as quedas. Apresentou algumas tecnologias utilizadas na atualidade para localização de pacientes em fuga, e sobre agitação psicomotora e contenção, salientando a necessidade de se observar o não verbal dos pacientes. Relatou dados estatísticos de suicídio e as medidas preventivas indicadas. A palestra apresentou ideias de procedimentos e tecnologias que podem aprimorar nossa assistência nos eventos sentinela.
Dia 17, tivemos a palestra “Grupos em Instituições Psiquiátricas”, ministrada pela Psicóloga Neusa Ferreira Marques Oliveira, especialista em Psicoterapia Analítica de Grupo. A palestra trouxe um relato bastante próximo da realidade que vivemos com grupos dentro da Instituição. A palestra mostrou como lidar com os sentimentos despertados pelo grupo e ajudar os pacientes a elaborar os seus próprios, a importância de se pensar sobre o grupo, entender o que foi dito de forma explícita e implícita, compartilhando com membros da equipe.
Dia 18, para as Assistentes Sociais do Hospital, foi realizada a palestra “Saúde Mental e Direito”, ministrada pelo Dr. Renato Malheiros, Advogado Sócio da Área Civil do Escritório de Advocacia Lima Junior de Campinas-SP, que falou sobre algumas questões legais relacionadas às internações.
Encerrou-se o Ciclo de Palestras no dia 19, com a palestra ministrada pela Terapeuta Ocupacional Júnia J. Rjeille Cordeiro, que atua na Gestão da Terapia Ocupacional, no Centro de Reabilitação e na consultoria de políticas e práticas assistenciais multiprofissionais.
Esta palestra teve como tema “Lista de Identificação de Papéis Ocupacionais”. Durante a explanação, Júnia mostrou uma visão apropriada da incapacidade na Terapia Ocupacional que envolve a compreensão de como a doença ou a deformidade afeta o desempenho do papel ocupacional. O sucesso da adaptação após doença ou lesão depende da capacidade da pessoa para se recuperar competentemente ou estabelecer novos papéis ocupacionais.
O ciclo foi um momento de atualização dos profissionais da Instituição e contribui com o aperfeiçoamento das rotinas de trabalho desenvolvidas no hospital.
Deixe um comentário