Prédio Central
As comemorações foram realizadas pelos técnicos, enfermagem e monitores de atividades e destinadas aos pacientes do 1.º, 3.º e 4.º andares e Praxiterapias II e III, envolvendo show de talentos, bailes dançantes e gincana no campo, com o intuito de promover uma maior integração entre pacientes e equipes em ambiente de descontração, valorizando seus aspectos saudáveis e resgatando valores e sentimentos que esta época do ano desperta. Além disso, as equipes de cada setor também desenvolveram atividades específicas, como festas comemorativas, visita do Papai Noel e dinâmicas de grupo.
Diversas alas do hospital puderam apreciar a tradicional apresentação do coral dos pacientes da Praxi III, que cantou músicas natalinas e foi muito elogiado, emocionando as pessoas que o assistiram. Esse setor, inclusive, proporcionou uma festa de confraternização entre pacientes, familiares e equipe, além de um almoço especial, com cardápio elaborado pelo setor de Nutrição e Dietética da instituição.
Na Praxiterapia DQ, setor que atende dependentes químicos, foi concretizado o projeto de confecção de brinquedos pelos pacientes, que foram entregues à Casa Transitória de Itapira, entidade que acolhe menores de idade em situação de vulnerabilidade social. Os pacientes interagiram e brincaram com as crianças, trabalhando desse modo a empatia e o resgate de valores e de sentimentos, e mostraram-se sensibilizados com tal atividade, pois muitas delas encontram-se nessa situação por negligência de pais usuários de drogas. Entenderam que a destruição provocada pelas drogas não atinge apenas o dependente químico, mas todos à sua volta.
Alas Externas
As atividades em comemoração ao final de ano tiveram plena participação das equipes e compreenderam festa de confraternização com familiares, amigo secreto (os próprios pacientes confeccionaram seus presentes na Terapia Ocupacional), coral com músicas natalinas, show de talentos, bingo e gincana na quadra da unidade Mirante.
Em outras unidades, como na Estância, os pacientes receberam a visita do Papai Noel (caracterizado por um paciente do próprio setor), ganharam presentes e puderam reviver a emoção desta época festiva, resgatando lembranças e trazendo para o hospital o verdadeiro espírito do Natal.
Na unidade Esplanada os pacientes se mobilizaram para a apresentação de uma peça teatral e montaram uma exposição de trabalhos realizados na Terapia Ocupacional ao longo do ano. Eles também foram os responsáveis pela preparação dos alimentos servidos na ocasião.
Paralelamente a essas atividades, cada setor teve sua própria programação. As dinâmicas de grupo realizadas pelas psicólogas enfatizaram os aspectos emocionais envolvidos nas comemorações de final de ano e as expectativas para o próximo ano.
***_
À medida em que tais atividades iam sendo realizadas foi possível constatar, mais uma vez, como a integração entre todos (pacientes, equipes e familiares) é fundamental para o tratamento e desperta a motivação para que mais iniciativas nesse sentido tenham sempre lugar. É necessário também destacar a importância de cada profissional envolvido na realização das mesmas, pois ele constitui um diferencial para que tudo tenha transcorrido de forma terapêutica, atingindo assim nosso maior objetivo, que é o bem-estar e a qualidade de vida para os nossos pacientes. Além disso, é uma oportunidade de estimular a troca de experiências entre os profissionais, o companheirismo, o planejamento e as ações terapêuticas em cada setor.
Setor de Psicologia
Instituto Bairral de Psiquiatria
Deixe um comentário