O grupo de Terapia Ocupacional é composto por 12 profissionais, abrangendo todos os setores do SUS e as alas externas, exceto a unidade Vale Verde.
A Terapia Ocupacional (TO) no Instituto Bairral possibilita ao paciente a livre escolha de um determinado tipo de atividade artesanal com a qual se identifica, sendo o Terapeuta Ocupacional um facilitador nesse processo. Com o passar do tempo e a aparente melhora do quadro, esta atividade pode ser alterada em sua complexidade, já que o paciente se apresenta cognitivamente mais organizado e conectado aos fatores externos.
O setor de TO é responsável pela organização de um calendário de eventos festivos e recreacionais, além das saídas terapêuticas. Exemplificando: gincana, bailes, bingos, festa junina, apresentações de coral e de dança, saídas a supermercados, pizzarias, lanchonetes, sorveterias, enfim, atividades que visam à socialização e o contato com a rotina externa.
Além dessas atividades, outro papel de destaque da TO são os grupos de preparação de alta, nos quais o profissional identifica os papéis ocupacionais deficitários do paciente e, considerando seu contexto sócio-econômico e cultural, auxilia-o a reorganizar sua rotina tanto nas atividades de vida diária como nas atividades de vida prática.
Por fim, entendemos que ser Terapeuta Ocupacional é saber lidar com todas as possibilidades e diversidades da expressão humana, já que todas as pessoas fazem parte de um determinado contexto e seria um contra-senso não considerá-las dessa forma.
“A atividade é vida, é projeção de todo um pensar envolvido pela liberdade, pela intencionalidade e vontade de ser.” – FRANCISCO (2002)
Deixe um comentário