No dia 25 de julho o Instituto Bairral inaugurou seu mais novo projeto. Pela primeira vez o Governo do Estado de São Paulo apoia e financia uma comunidade terapêutica voltada para o tratamento de dependentes químicos. Marco inequívoco da postura pioneira do Bairral, a Comunidade Terapêutica Santa Carlota, localizada na zona rural de Itapira, teve em sua solenidade de inauguração a presença do governador Geraldo Alckmin, do Presidente da Assembleia Legislativa Dep. Barros Munhoz e de outras autoridades estaduais e locais ligadas à área da saúde. O espaço, com aproximadamente 100 hectares, terá capacidade para acolher até 80 internos do sexo masculino. A duração média de tratamento será de 6 meses.
A equipe de trabalho, coordenada pelo especialista em dependência química Maurício Landre, é composta por 31 funcionários de diversas áreas, entre eles psicólogos, assistente social, professor de educação física, enfermeiro e conselheiros.
O programa de tratamento em comunidade terapêutica é um formato que visa resgatar o convívio comunitário dos pacientes, para que desse modo se reorganizem em todos os aspectos e reconquistem tudo o que perderam por causa da dependência química.
Deixe um comentário