No dia 25 de julho a Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota, programa para reabilitação de dependentes de álcool e outras drogas do Instituto Bairral de Psiquiatria, comemorou seu primeiro ano de funcionamento.
A data foi marcada por um evento na Fazenda Santa Carlota que reuniu, além dos residentes e toda equipe da CT Santa Carlota, as lideranças setoriais do Instituto Bairral, convidados de outros programas e serviços e autoridades locais e estaduais.
A cerimônia foi organizada com a contribuição de todos os residentes que participam do programa, desde o planejamento até a apresentação dos convidados e da história do processo de construção da proposta e do nascimento da CT e de sua cultura, baseada em princípios e valores fundamentais para que os residentes conquistem a sobriedade e retornem à sociedade com capacidade de manter a abstinência e aprender uma proposta eficaz para sua reinserção e reintegração social, além de resgatar os vínculos e suas potencialidades.
A CT Santa Carlota é uma comunidade modificada, na qual as interfaces científica, espiritual e comunitária agem integradas e endossadas pelo padrão de excelência do Instituto Bairral de Psiquiatria.
O ato comemorativo foi todo construído para mostrar como a vida numa comunidade saudável pode verdadeiramente produzir efeitos eficazes de cura psicossocial e promover o bem-estar individual e coletivo, dando esperança e confiança àqueles que se perderam no uso crônico de álcool e outras drogas.
Apresentados pelos próprios residentes, fizeram uso da palavra na ocasião o Sr. Alberto Luís de Mello Rosatto, Presidente do Conselho Diretor da Fundação Espírita Américo Bairral, mantenedora do Instituto Bairral de Psiquiatria; Juliano dos Santos, representando a Instituição Padre Haroldo, de Campinas (e atenuando a ausência do Padre Haroldo Rahm, fundador da Instituição Padre Haroldo e Presidente da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas, que não pôde comparecer); e Juliano Marfim, representando a Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (Febract). Na oportunidade foi entregue ao Presidente do Conselho Diretor da Fundação Bairral e ao Coordenador Técnico da CT Maurício Landre o Certificado de Filiação da CT Santa Carlota à Febract. Também fizeram uso da palavra o Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), um dos idealizadores e articuladores do nascimento desse serviço, e Maurício Landre, Coordenador Técnico do programa.
Foram mostrados aos presentes números significativos deste primeiro ano e apresentados aos convidados os serviços oferecidos e os frutos do trabalho: dependentes recuperados em pleno gozo de suas qualidades e virtudes e inseridos no mercado de trabalho. O próprio Instituto Bairral de Psiquiatria, mostrando confiança, determinação e consciência social, é empregador destes homens que, longe das drogas, são seres humanos com potencial e responsabilidade iguais às de outros que não enveredaram por esse caminho.
No fechamento da solenidade fez uso da palavra o Sr. Nivaldo José Caliman, Diretor Administrativo do Instituto Bairral e um grande parceiro do sucesso que a CT vem alcançando.
Deixe um comentário