De 16 de agosto a 10 de setembro de 2013, no Centro de Educação Continuada, realizou-se o III Ciclo de Atualização Técnica, com eventos direcionados às equipes multiprofissionais do hospital e que envolveram as atividades abaixo descritas.
Dia 16 de agosto – Equipe de Psicologia – Palestra: “Psicoterapia dinâmica breve”, pela Dra. Eva Helena Costa Cardoso Zoppe, psiquiatra com mestrado pela Faculdade de Medicina da USP e psicoterapeuta especialista em psicoterapia dinâmica breve.
Durante quatro horas a palestrante esclareceu de forma bastante didática e objetiva os conceitos desta abordagem, que podem ser aplicados tanto em atendimentos individuais quanto em grupo. Foram discutidas as técnicas e as formas de atuação, o foco em apenas uma das necessidades trazidas pelo paciente, levando-se em consideração um tempo pré-determinado, e a finitude do processo, sempre de comum acordo com o paciente.
O grupo de psicólogas considerou a palestra muito enriquecedora e produtiva, tendo permitido compreender mais sobre o assunto e relacionar os conceitos e técnicas examinados com uma possibilidade de aplicação prática dentro do Hospital. O número de participantes foi de 14.
Dia 21 de agosto – Equipe de Terapia Ocupacional (equipe convidada: Psicologia) – Palestra: “Atuação da terapia ocupacional na reabilitação neuropsicológica”, a cargo da terapeuta ocupacional Shizuka Nomura, formada em 1964 pelo curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP. Inicialmente, a palestrante focalizou o conceito de Terapia Ocupacional (TO), sua função e objetivo, destacando que ela nos sugere a palavra “praxia”, utilizada no Instituto Bairral para compor o nome atribuído ao ambiente de atuação da TO. Esta área do conhecimento define a criatura humana como ser práxico, isto é, funcional, e tem as atividades como fim no tratamento, ou como meio para alcançar determinada finalidade.
Aprofundando o tema, enfocou aspectos da reabilitação neuropsicológica e enfatizou a importância do trabalho em equipe pela contribuição com diferentes olhares, coleta de informações e histórico do paciente para possibilitar ao terapeuta ocupacional avaliar e orientar atividades mais adequadas às habilidades e interesses do mesmo.
A palestra contribuiu para a construção e reconstrução de conceitos e possibilidades, mostrou a importância da atuação específica dos profissionais das diversas áreas sem que isso signifique a cisão do tratamento do indivíduo, e abriu um espaço para troca de experiências e discussão de casos, tornando o momento ainda mais rico e favorecendo o aprimoramento e a qualificação do trabalho realizado em nossa instituição. Estiveram presentes 18 profissionais.
23 de agosto – Equipe de Assistência Social (equipe convidada: Médica) – Palestra: “Direitos do paciente na saúde mental”, proferida pelo Dr. Antônio Renato Mussi Malheiros, advogado formado pela PUC de Campinas (SP) em 1991, especialista em Direito Processual Civil pela Universidade São Francisco (USF).
O palestrante teceu considerações sobre responsabilidade subjetiva e objetiva, enriquecendo sua fala com diversos exemplos práticos e mencionando o substrato jurídico implícito nas situações de internação e no processo terapêutico. Ilustrando os ensinamentos transmitidos, valeu-se de casos apresentados pelas assistentes sociais presentes para examinar e discutir casos de maior complexidade que demandam orientação jurídica, levando à reflexão dos participantes sobre a importância do tema e os desdobramentos na prática que o mesmo sugere. Total de participantes: 12.
Dia 30 de agosto – Equipe de Educação Física (equipes convidadas: Médica, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, Psicologia e Enfermeiros) – Palestra: “Atividade física e exercício físico aplicados à saúde mental”, pelo Dr. Ricardo Cardoso Cassilhas, doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e especialista em neuropsicologia.
O palestrante discorreu sobre a importância do profissional de Educação Física dentro da equipe multiprofissional destinada ao tratamento de pacientes com quadros de dependência química, esquizofrenia, psicoses, demências e outros assemelhados. Discutiu resultados de estudos sobre esse tema, que se mostraram altamente satisfatórios, e destacou o fato de que o assunto é recente e o conhecimento do mesmo por parte dos profissionais de saúde é imprescindível, aconselhando-se mesmo o seu aprofundamento.
Lembrou-se na oportunidade que o Instituto Bairral compartilha historicamente desses pontos de vista, uma vez que conta com professores de Educação Física em suas equipes multiprofissionais há mais de 50 anos.
Participantes: 20.
Dia 10 de setembro – Equipe de Enfermeiros – Palestra: “Gerenciamento de recursos humanos em enfermagem”, pela Dra. Paulina Kurcgant, doutora em enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP e Professora Emérita pela mesma faculdade.
A palestrante falou sobre os indicadores de qualidade na gestão de pessoas: absenteísmo, rotatividade e satisfação da equipe de enfermagem, enfatizando que as competências dos seus integrantes são fundamentais para que o trabalho de enfermagem se desenvolva.
Destacou as competências técnico-científicas, que capacitam e instrumentalizam os profissionais no âmbito de atuação assistencial, gerencial, educacional e de pesquisa, e ressaltou as competências ético-políticas como merecedoras de maior atenção na formação e na capacitação permanente dos membros da equipe. Refletiu, por fim, sobre sentimentos e percepções importantes no trabalho de enfermagem. Participantes: 24.
Deixe um comentário