Palestra Contra Drogas na Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota

No dia 20 de novembro o Dr. Antônio Carlos Crivelaro, cirurgião-dentista e funcionário do Instituto Bairral de Psiquiatria, proferiu palestra sobre o tema “A vida não é uma droga. Dependência química tem jeito!” na Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota.

Essa atividade é integrante de uma campanha contra drogas que vem sendo realizada em Itapira (SP) e em Mogi Mirim (SP), patrocinada pela APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) – Regional de Mogi Mirim e pelo Lions Clube de Itapira, coordenada pelo Dr. Crivelaro, que está percorrendo escolas, empresas e entidades dos dois municípios.

De acordo com o ministrador, a palestra na Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota foi elaborada no sentido de promover uma interação com os presentes, que também tiveram oportunidade de falar sobre o assunto e dar seus depoimentos.

“Na apresentação, usamos material projetado constituído de slides e vídeos musicais com conjuntos de sucesso nos anos 80 e 90, como Titãs, Legião Urbana, Jota Quest e Catedral, sendo este último da linha Gospel. Todas as músicas apresentadas exibiram legendas das letras, as quais de alguma forma tinham relação com o tema. Após a apresentação de cada música, de imediato se estabelecia uma discussão sobre a letra da mesma, para que  as atenções não se desviassem. Na última parte, mostramos os males que as drogas provocam nos dentes, quando então inúmeras perguntas foram respondidas”, ressaltou o dentista.

Elaborada para ter duração de 60 minutos, a forma pela qual foi conduzida, com depoimentos pessoais e opiniões dos ex-usuários, estendeu a palestra por cerca de duas horas. Perguntado sobre o evento, o Dr. Crivelaro respondeu:

“Se o encontro permitiu que trouxéssemos algo positivo para oitenta pessoas que tentam se livrar das drogas, para nós também não foi diferente, já que conhecer a experiência de vida de ex-usuários significa vivenciar situações que fogem completamente do contexto teórico demarcado pela sociedade, sabidamente preconceituoso e que generaliza a dependência química mais no plano criminal do que no patológico”, concluiu.

Dr. Antônio Carlos Crivelaro, cirurgião-dentista e funcionário do Instituto Bairral de Psiquiatria
Dr. Antônio Carlos Crivelaro, cirurgião-dentista e funcionário do Instituto Bairral de Psiquiatria
Presentes na palestra Contra Drogas na Comunidade Santa Carlota
Presentes na palestra Contra Drogas na Comunidade Santa Carlota


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *