Teve início em 15 de março o Curso de Especialização Lato Sensu em Dependência Química organizado pela Uniad (Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas) /Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e sediado pelo Instituto Bairral de Psiquiatria em seu Centro de Educação Continuada.
O curso faz parte de um projeto interno do hospital denominado Bairral.EDU, que visa a capacitação e o aperfeiçoamento de seus funcionários. Terá a duração de 24 meses, dividido em aulas teóricas sobre os diversos aspectos da dependência química (tratamento, prevenção, políticas públicas, pesquisas), seminários, apresentações de casos clínicos e monografia. Inscreveram-se 86 profissionais, a maioria deles da área da saúde mental, mas também da área da Justiça, Odontologia, religião e empresariado.
A primeira aula foi ministrada pela psicóloga Maria de Fátima Rato Padin, coordenadora do curso e também da Clínica Alamedas, cujo tema foi o panorama do uso de substâncias químicas no Brasil. Sua exposição contemplou dados bastante atuais, baseados em pesquisas realizadas pela Unifesp, que colaboraram para identificar o impacto cada vez mais crescente que o uso de drogas traz para o indivíduo, a família, a cultura e a própria sociedade.
Deixe um comentário