Ao longo do mês de agosto desenvolveu-se no Centro de Educação Continuada do Instituto Bairral o IV Ciclo de Atualização Técnica, evento anual que objetiva a capacitação e o aprimoramento dos funcionários da área técnica do hospital. Noticiamos abaixo as atividades ocorridas durante esse ciclo.
Médico
A Clozapina é um antipsicótico classificado como de segunda geração ou atípico por não causar efeitos colaterais extrapiramidais (rigidez muscular, tremores parecidos com os da Doença de Parkinson, aumento de prolactina, que leva à parada de menstruação e de produção de leite) como os antipsicóticos de primeira geração (haloperidol, flufenazina). A principal indicação para o uso de Clozapina é a esquizofrenia refratária, em relação à qual outros antipsicóticos não são eficazes, embora possa também ser utilizada no transtorno esquizoafetivo, dependência química em esquizofrenia e psicose em Doença de Parkinson. O efeito colateral mais grave da Clozapina é a agranulocitose, doença na qual o organismo deixa de produzir glóbulos brancos e que ocorre em até 1% do pacientes. Por isso é necessário um rigoroso controle hematológico durante o tratamento, com hemogramas semanais nas primeiras 18 semanas, e mensais após este período. Um outro efeito colateral que pode limitar o uso da Clozapina é a possibilidade de provocar diabetes tipo 2, dislipidemias e obesidade. O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece a Clozapina gratuitamente para pacientes com diagnóstico de esquizofrenia refratária.
Educação Física
No dia 11 de agosto teve lugar uma palestra proferida pelo Prof. Dr. Miguel Arruda, destinada à equipe de professores de Educação Física do hospital e também a algumas equipes convidadas. Atualmente o Prof. Dr. Miguel Arruda é diretor associado da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Esforço, atuando principalmente nos segmentos que compreendem futebol, atletismo, treinamento desportivo, avaliação física, antropometria e desempenho motor.
Sua palestra abordou o tema “Bases biológicas e metodológicas: do sedentarismo à qualidade de vida” e examinou assuntos relacionados com o sedentarismo, qualidade de vida e treinamento desportivo. Também comentou alguns resultados de sua linha de investigação, que é a da dinâmica do treino desportivo, desde a iniciação até os processos de treinamento, com ênfase especial em treino de jovens.
Segundo a Coordenadora do Setor de Educação Física do Instituto Bairral, Profª Daniele Colosso Craveiro, “foi uma honra poder contar com a presença do Prof. Miguel em nosso hospital, uma vez que sua agenda é muito concorrida. Sua contribuição foi muito importante para a atualização de toda a nossa equipe, como também de todos os outros técnicos que presenciaram a palestra”.
Em breve a equipe de professores de Educação Física do Instituto Bairral voltará a se reunir para iniciar os preparativos da organização de mais uma Olimpíada Interna. Teremos este ano a 39.a edição. São quase 40 anos de tradição proporcionando a integração por intermédio do esporte.
Psicologia
No dia 14 de agosto foi realizada a palestra “Psicoterapia da criança e do adolescente – Uma abordagem analítico-comportamental”, a cargo de Renata Pockel Fernandes, pedagoga especialista em abordagem analítico-comportamental e no método ABA (técnica que trabalha com crianças autistas). Estiveram presentes 13 psicólogas do Instituto Bairral, além de 4 psicólogas da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota e 4 médicos-residentes de Psiquiatria do 3º ano. A palestrante discorreu sobre seu trabalho com crianças de rendimento atípico, sendo que esta é uma provável população a ser atendida no futuro Ambulatório de Psiquiatria Infantil, setor que está sendo implantado pelo Instituto Bairral. Trouxe também exemplos práticos das técnicas aplicadas em crianças autistas e esclareceu quanto à abordagem analítico-comportamental, que pode ser trabalhada com os nossos pacientes internados, em diferentes setores.
Enfermagem
No dia 15 de agosto, 28 enfermeiros participaram de uma palestra proferida pela enfermeira Vera Lúcia Regina Maria, doutora em enfermagem, consultora em Sistematização da Assistência de Enfermagem e docente da Universidade São Camilo. A palestra proferida, intitulada “Sistematização da Assistência de Enfermagem”, teve como foco os elementos de definição do diagnóstico de enfermagem, baseados nas respostas biopsicossociais do paciente. As diversas teorias de enfermagem foram examinadas, assim como as Classificações Internacionais para Prática de Enfermagem.
Serviço Social
No dia 19 de agosto a assistente social Maria Eliza Ranzatti e um grupo de funcionários da agência local da Previdência Social apresentaram a palestra “Benefícios do INSS”, direcionada à equipe do Serviço Social do hospital e da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota. Foram focalizadas questões inerentes ao acesso, direito, ampliação e relação com os benefícios, com ênfase especial no BPC (beneficio de prestação continuada), aposentadoria à pessoa com deficiência e contribuição facultativa para cidadãos de baixa renda.
Terapia Ocupacional
No dia 22 de agosto a equipe de terapeutas ocupacionais participou de uma palestra pronunciada pela terapeuta ocupacional Cintia Schwab Castro, que falou sobre a modulação sensorial em dependência química, destacando a importância de se graduar os estímulos, buscando assim a conscientização, e desse modo permitir que a pessoa possa alcançar e manter performance e se adaptar aos desafios da vida diária. Outro aspecto importante analisado foi o uso da modulação sensorial na intervenção da crise, por se tratar de uma técnica inovadora e mais humanizada.
Deixe um comentário