A dependência química (DQ) é uma doença crônica e recorrente, e acarreta sérias consequências pessoais e sociais para o futuro dos jovens e de toda a sociedade. Uma vez estabelecida a dependência, o usuário acaba priorizando o uso da substância em detrimento de outras atividades e obrigações. Essa relação com a substância é marcada por perdas e prejuízos que atingem não somente o dependente, mas todos que, direta ou indiretamente, têm relações com ele, em especial seus familiares. Estes sofrem por serem vistos como corresponsáveis pela formação dos filhos, estando diretamente atrelados ao seu desenvolvimento saudável ou doentio. Tornam-se comuns o agravamento dos conflitos, o rompimento dos vínculos e principalmente as dificuldades dos familiares em lidar com a dependência química.
Pensando no resgate desses vínculos, foi realizada uma confraternização de Natal com os familiares, funcionários e pacientes do programa de DQ do Prédio Central (setor SUS) do Instituto Bairral, com o objetivo de integrá-los, promovendo a vivência dessa data festiva de forma saudável.
A programação iniciou-se com a exibição de um vídeo motivacional, abordando a proposta e as etapas de evolução do tratamento, ilustradas por meio de fotos da rotina de atividades dos pacientes, e foi finalizada com a apresentação da equipe multidisciplinar.
Os pacientes se organizaram previamente para a apresentação do coral, atividade que já é realizada semanalmente como parte do programa terapêutico. Elaboraram cartas de agradecimento enfatizando a importância da presença da família para o sucesso do tratamento, e também para Deus, promovendo o resgate da espiritualidade.
Ao final foi realizado um lanche da tarde e entregues as lembranças de Natal, confeccionadas pelos próprios pacientes na Terapia Ocupacional.
Houve boa adesão dos familiares e envolvimento dos pacientes, com reflexo positivo na evolução do tratamento.
Deixe um comentário