Chega ao fim o Curso de Especialização em Dependência Química, uma parceria Bairral/Unifesp

Ao longo de um ano e meio, de março de 2014 a setembro de 2015, profissionais do Instituto Bairral e outros das mais diversas áreas tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em dependência química participando do Curso de Especialização em Dependência Química da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que foi realizado em Itapira, nas dependências do Instituto Bairral. Sob a coordenação do professor Dr. Ronaldo Laranjeira e da psicóloga Maria de Fátima Rato Padim, o curso capacitou seus alunos no que diz respeito a todos os assuntos que envolvem a área da dependência química, dos quais podem ser citados, entre outros: conhecimento teórico e técnico de todas as drogas existentes (tabaco, álcool, maconha, alucinógenos, opióides, etc.), farmacoterapia, neurobiologia, políticas públicas, abordagens psicossociais mais indicadas no manejo deste perfil de paciente, estratégias e modelos de tratamento, tratamento da família, tratamento do adolescente, escalas de avaliação e legalização das drogas.

Os alunos realizaram provas ao longo do período para medir o conhecimento, além de se envolverem com o estudo de casos clínicos, confecção de seminários e trabalho de conclusão de curso sobre tema escolhido relacionado com a dependência. As aulas ocorreram aos sábados, quinzenalmente, das 8h00 às 17h00, e participaram cerca de 70 alunos de diversas áreas de formação, tais como médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, professores de educação física, dentista, promotor de justiça, administradores de empresas, médicos-residentes de Psiquiatria e pastores.

Importante ressaltar a qualidade do curso ora encerrado e também a iniciativa do Instituto Bairral em treinar seus funcionários para um melhor desempenho profissional, visando a aprimorar a qualidade do atendimento prestado aos seus pacientes.

Participantes do curso de Especialização em Dependência Química.
Participantes do curso de Especialização em Dependência Química.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *