Em busca de melhorias contínuas, as instituições da área de saúde estão cada vez mais envolvidas com o tema “Segurança do Paciente”, que vem sendo desenvolvido sistematicamente desde a criação, pelo Ministério da Saúde, do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria MS/GM n.° 529, de 1.° de abril de 2013, junto com a RDC n.° 36/2013/Anvisa, normativos legais que preveem a criação dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSPs) nas instituições para promover e apoiar as iniciativas voltadas à segurança do paciente.
É nesse cenário que o Instituto Bairral de Psiquiatria vem acompanhando e implementando inovações para que nosso serviço ofereça atendimento com qualidade e segurança aos pacientes.
Nesse contexto foi formado o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) em outubro de 2015, composto pelos colaboradores Dr. Marcelo Ortiz de Souza (Diretor Técnico), Andreia Aparecida Bellini de Souza (Coordenadora Administrativa), Josi Aparecida Sartorelli Miranda de Araújo (Coordenadora da Farmácia), Ricardo Tambelini Veiga (Engenheiro do Trabalho), Carla Soares de Campos Sartorelli Sartori (Coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética), José Alex Vicente (Coordenador de Enfermagem), Tamara Silvestrin Rogato Bayod (Supervisora de Enfermagem), Beatriz Juliana Zancheta (Enfermeira), Danieli Cristina Bellini (Enfermeira) e Roberta Couto Rossi (Enfermeira), com apoio da Diretoria Administrativa.
O NSP tem o objetivo de contribuir para a melhoria da assistência humanizada e tecnológica, visando à disseminação sistemática da cultura de segurança, promovendo a articulação e a integração dos processos de gestão de risco e qualidade, buscando a excelência das boas práticas de atenção e cuidados aos pacientes.
Para que todos do NSP estejam preparados para o novo desafio, recentemente o grupo participou do curso de atualização “Segurança do Paciente e as 6 Metas Internacionais”, promovido pela área de ensino do Instituto de Ensino do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo (SP). Este curso desenvolveu-se no período de outubro a dezembro/15, com aulas semanais on line, compreendendo o conteúdo didático, questionários e a promoção de fóruns para interação com todos os participantes de diversas outras instituições, constituindo uma oportunidade de troca de experiências e benchmarking sobre os assuntos estudados.
Esse evento contribuiu para que o NSP inicie os trabalhos com base suficiente para empreender iniciativas voltadas à segurança do paciente, com a instância promotora de prevenção, controle e mitigação de eventos adversos no nosso serviço.
Deixe um comentário