No dia 12 de dezembro realizou-se no Instituto Bairral a confraternização com famílias das pacientes do Setor de Dependência Química Feminino do Prédio Central (SUS) para comemorar as datas festivas do final de ano – Natal e Ano Novo –, com o intuito de promover uma maior integração entre pacientes, equipes e familiares num ambiente de descontração, valorizando seus aspectos saudáveis e resgatando valores e sentimentos que essa época do ano desperta.
A dependência química acarreta para os pacientes diversas consequências pessoais e sociais. O dependente químico acaba priorizando o uso da substância, sendo essa relação marcada por perdas e prejuízos que atingem não só o dependente, mas todos os que têm relação com o mesmo, tornando-se comuns os conflitos, o rompimento de vínculos e diversas dificuldades familiares. Confraternizações como essa de que estamos dando notícia constituem um esforço para superar esses obstáculos e cooperar com a recuperação do mesmo.
A programação teve início com apresentação do Programa Terapêutico e da equipe multiprofissional aos familiares, ocorrendo em seguida a apresentação do coral (pacientes do 3.° e do 4.° andares); ao final foi exibido um vídeo com fotos das pacientes no seu dia-a-dia do tratamento e da apresentação de dança feita por elas por ocasião da Olimpíada interna do hospital. As festividades se completaram com um lanche da tarde servido no refeitório do Prédio Central, que as pacientes aproveitaram como um momento de carinho e aconchego junto das famílias.
Constatou-se boa adesão dos familiares e grande envolvimento das pacientes, atitudes que produzem reflexo positivo na evolução do tratamento. A confraternização aproximou equipe e pacientes, que trabalharam em conjunto nos ensaios para que as apresentações tivessem o êxito que se alcançou. Foi possível também resgatar a auto-estima e habilidades outrora esquecidas pelos longo tempo de adicção, mas, acima de tudo, as pacientes puderam revelar e inspirar a possibilidade de viver momentos felizes e muito prazerosos sem o consumo de álcool ou drogas.
Deixe um comentário