Em 11 de abril o Instituto Bairral apoiou a realização da palestra “Sinal de alerta! Tirando dúvidas sobre o autismo”, oferecendo o auditório do hospital para sediar o evento, que foi organizado e divulgado por Maria Ângela Basiloni da Cruz, integrante do PROESAM – ONG Jardim Raquel e do Movimento Orgulho Autista TDAH, DA e Epilepsia de Itapira.
Sabe-se hoje que um dos fatores mais importantes para o sucesso do tratamento do autismo é a precocidade do início das intervenções. Idealmente, uma criança do espectro do autismo deve ser diagnosticada antes dos 3 anos de idade. No Brasil, infelizmente, isso raramente acontece. Essa palestra teve por objetivo ensinar os pais, professores e outras pessoas a identificar uma criança que possa estar no espectro do autismo.
A iniciativa reuniu mais de 150 pessoas. As palestrantes – Dra. Taís S. Moriyama (psiquiatra da infância e da adolescência), Laís Carvalho Mazzega (fonoaudióloga) e Liege Moure Felicio Baungartner (psicóloga especialista em neuropsicologia) – mencionaram para o público quais os sinais de alerta para identificar uma criança com autismo.
Deixe um comentário