O Instituto Bairral vem buscando a cada dia a inovação no âmbito da saúde mental, sempre com o objetivo de aperfeiçoar seu modelo de tratamento empregando planejamento, estratégias, qualidade e excelência. Em função da nova parceria que resultou na conquista das Residências Terapêuticas tipo II e do Centro de Atenção Psicossocial CAPS II, iniciou-se um grande projeto alternativo para o tratamento e acolhimento do nosso público-alvo.
Esta nova conquista trouxe um grande desafio e provocou enorme motivação, e para melhor atender às pessoas inseridas nesse novo modelo de tratamento vêm sendo oferecidos capacitações e aprimoramentos às equipes das RT I e II e CAPS II. No dia 1.° de julho a equipe técnica do CAPS (enfermeira Danieli C. Bellini, psicólogas Marina Caversan O. de Souza e Fernanda O. Perin, assistente social Fernanda C. Rodelo e terapeuta ocupacional Aymêe F. Y. R. da Cruz) e a enfermeira responsável das RT (Roberta Inácia do C. Rossi) proporcionaram um encontro entre as equipes no qual desenvolveram o tema “CAPS II Onofre Batista & Residências Terapêuticas – Construindo a aliança terapêutica”.
Este encontro proporcionou o compartilhamento de conhecimentos sobre a temática, desde orientações de funcionamento e divisão de responsabilidades até a troca de experiências por meio de dinâmicas, despertando a expressividade emocional, as limitações, os avanços já adquiridos, mudanças a serem feitas e empatia do time de cuidadores e enfermagem. O objetivo inicial foi atingido com sucesso e avaliado de modo positivo. Novos encontros e capacitações serão proporcionados para aperfeiçoar o desenvolvimento do processo de cuidar, proporcionando autonomia e reabilitação psicossocial às pessoas portadoras de transtornos mentais persistentes e graves.
Deixe um comentário