Em 5 de outubro a educadora física Daniele Colosso (coordenadora de educação física no Instituto Bairral) e o Dr. Iúri Barbieri (médico do terceiro ano da residência médica em psiquiatria do Bairral) foram os palestrantes do tema “Obesidade e saúde mental“ em encontro do Centro de Estudos Psiquiátricos Américo Bairral (Cepab), uma das federadas da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Ambos ressaltaram que a obesidade atingiu hoje níveis epidêmicos em vários países do mundo; no Brasil, a prevalência de obesidade está em torno de 17%, segundo dados do sistema Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) de 2014.
Chama a atenção o fato de que as taxas de sobrepeso são ainda maiores, atingindo mais de 50% das mulheres e 43% dos homens, uma vez que uma em cada duas pessoas hoje, no mundo, está acima do peso ideal. Também comentaram que a obesidade é uma doença complexa e que tem multifatores etiológicos em sua origem, mas principalmente aqueles relacionados à mudança de hábitos da população frente a um mundo contemporâneo que padece dos excessos, aliado é claro, ao sedentarismo. Daniele mostrou dados preliminares de pesquisa que realizou com dependentes químicos internados, mostrando que, mesmo com exercícios físicos 6 vezes por semana, uma parcela maior que 1/3 ganhou peso durante a internação. Já o Dr. Iúri destacou que a obesidade tem estreita relação com a saúde mental, principalmente com quadros de ansiedade, compulsões alimentares periódicas, transtornos de personalidade e outras adicções.
Tanto a educadora física Daniele Colosso como o médico Dr. Iúri Barbieri ressaltaram que, apesar dos dados alarmantes sobre a obesidade e todas as implicações negativas para a saúde pública que ela carrega, tais como infarto agudo do miocárdio, outras doenças cardíacas e dislipidemias, entre outras, é possível vencê-la com a ajuda de diversas ferramentas que visam principalmente à reeducação alimentar, o treinamento físico e o apoio psicológico, nutricional e psiquiátrico em um trabalho de paciência, dedicação, determinação, foco e motivação em equipe multiprofissional.
Deixe um comentário