Nos dias 21 e 22 de junho teve lugar no Centro de Educação Continuada do Instituto Bairral de Psiquiatria treinamento oferecido aos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem com o objetivo de aprimorar o conhecimento na área, praticar adequadamente as técnicas de curativo e padronizar e implantar protocolo de prevenção e tratamento, visando a instrumentalizar as ações dos profissionais e sistematizar a assistência de enfermagem aos nossos pacientes.
No último ano o Grupo de Curativos se empenhou na criação dos impressos e documentos que formalizam esse atendimento, padronizando as etapas de avaliação e conduta a serem seguidas mediante um fluxograma institucional.
O treinamento foi dividido em duas etapas: teórica e de abordagem prática. A explanação da teoria contemplou tópicos de atualização e reciclagem de conhecimento, tais como funcionamento do grupo, atribuições da equipe de enfermagem, apresentação Protocolo Operacional Padrão (POP), revisão da anatomia, processo cicatricial, prevenção e tratamento das lesões.
A abordagem prática foi realizada de forma dinâmica, utilizando bonecos para simular o manejo dos materiais e técnicas de curativos limpo e estéril. Esse momento de aprendizado, esclarecimento de dúvidas e simulação da realidade contribui para que o atendimento real ao paciente seja executado com total segurança, aliando conhecimento teórico à técnica prática, em busca do sucesso da terapia.
A enfermagem tem evoluído enquanto profissão neste contexto, sendo o enfermeiro capaz de avaliar e planejar o cuidado mais adequado ao paciente portador de feridas, além de orientar e supervisionar a equipe na realização das técnicas. Vale ressaltar que o trabalho em equipe, o conhecimento teórico e as técnicas realizadas com responsabilidade e amor são condições fundamentais para o sucesso terapêutico.
Deixe um comentário