Enfermeiros da Comissão de Curativos realizam capacitação de atualização teórica e prática visando à padronização de protocolo institucional

Nos dias 21 e 22 de junho teve lugar no Centro de Educação Continuada do Instituto Bairral de Psiquiatria treinamento oferecido aos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem com o objetivo de aprimorar o conhecimento na área, praticar adequadamente as técnicas de curativo e padronizar e implantar protocolo de prevenção e tratamento, visando a instrumentalizar as ações dos profissionais e sistematizar a assistência de enfermagem aos nossos pacientes.

No último ano o Grupo de Curativos se empenhou na criação dos impressos e documentos que formalizam esse atendimento, padronizando as etapas de avaliação e conduta a serem seguidas mediante um fluxograma institucional.

O treinamento foi dividido em duas etapas: teórica e de abordagem prática. A explanação da teoria contemplou tópicos de atualização e reciclagem de conhecimento, tais como funcionamento do grupo, atribuições da equipe de enfermagem, apresentação Protocolo Operacional Padrão (POP), revisão da anatomia, processo cicatricial, prevenção e tratamento das lesões.

A abordagem prática foi realizada de forma dinâmica, utilizando bonecos para simular o manejo dos materiais e técnicas de curativos limpo e estéril. Esse momento de aprendizado, esclarecimento de dúvidas e simulação da realidade contribui para que o atendimento real ao paciente seja executado com total segurança, aliando conhecimento teórico à técnica prática, em busca do sucesso da terapia.

A enfermagem tem evoluído enquanto profissão neste contexto, sendo o enfermeiro capaz de avaliar e planejar o cuidado mais adequado ao paciente portador de feridas, além de orientar e supervisionar a equipe na realização das técnicas. Vale ressaltar que o trabalho em equipe, o conhecimento teórico e as técnicas realizadas com responsabilidade e amor são condições fundamentais para o sucesso terapêutico.

Alguns dos participantes durante o treinamento.
Alguns dos participantes durante o treinamento.
Enfermeira Roberta Inácio do Couto Rossi orientando sobre os procedimentos necessários.
Enfermeira Roberta Inácio do Couto Rossi orientando sobre os procedimentos necessários.
Enfermeira Natália Maria de Oliveira orientando sobre os procedimentos necessários.
Enfermeira Natália Maria de Oliveira orientando sobre os procedimentos necessários.
Abordagem prática.
Abordagem prática.
Enfermeira Camila da Costa Parentoni Martins, enfermeiro Marco André Theodoro, enfermeira Daniela Juliana Mistro Fuini e enfermeiro Jonas Felipe Claudino - alguns dos integrantes do Grupo de Curativos.
Enfermeira Camila da Costa Parentoni Martins, enfermeiro Marco André Theodoro, enfermeira Daniela Juliana Mistro Fuini e enfermeiro Jonas Felipe Claudino – alguns dos integrantes do Grupo de Curativos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *