O Instituto Bairral, representado pela Dra. Taís Moriyama, médica responsável pela área de Psiquiatria da Infância e Adolescência, por Maurício Landre, coordenador técnico da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota, e Nivaldo José Caliman, Diretor Superintendente do hospital, esteve presente no VIII Fórum Social Sobre Drogas do Estado do Piauí, nos dias 9 e 10 de novembro, na cidade de Teresina. Os três profissionais integraram o grupo de palestrantes do evento.
O referido Fórum é organizado pela Fazenda da Paz, entidade que administra seis comunidades terapêuticas para dependentes químicos nos Estados do Piauí e Maranhão. A abertura do conclave contou com a presença do governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, além de várias autoridades locais que militam no âmbito do tratamento e prevenção da dependência química. A palestra de abertura foi proferida pelo Ministro do Desenvolvimento Social, o médico Osmar Terra.
Quanto aos nossos representantes, coube à Dra. Taís discorrer sobre o tema “Características na infância que levam à dependência química”; Maurício Landre apresentou a temática “Quem cuida da juventude de hoje”; e nosso Diretor Superintendente Nivaldo Caliman focalizou o tema “Apontamentos sobre a maconha: evidências e consequências”.
A troca de experiências se estendeu com visitas às atividades das comunidades terapêuticas gerenciadas pela Fazenda da Paz, além de participação na Vivência Terapêutica com os residentes, coordenada pela psicóloga transpessoal Susana Andery, da cidade de Aracaju (SE).
Deixe um comentário