Com representantes de 132 cidades de 19 estados do Brasil e uma delegação de pesquisadores de Angola, totalizando 600 participantes, realizou-se nos dias 16 e 17 de março último, na cidade de Juiz de Fora (MG), o 1º Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade.
A organização, com coordenação geral do Prof. Dr. Alexander Moreira-Almeida, esteve a cargo do NUPES – Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFIJ. A grande atração internacional foi o Dr. Kenneth Pargament, da Bowling Green State University (E.U.A.). Com brilhantes apresentações, o Dr. Pargament brindou os presentes com um curso de abertura versando sobre “Psicoterapia integrada religiosidade/espiritualidade”, além de duas conferências igualmente densas de conhecimento, “Coping religioso e espiritual na prática clínica” e “Lidando com conflitos religiosos”. A programação completou-se com grandes pesquisadores nacionais da própria Universidade Federal de Juiz de Fora, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Faculdade de Medicina da USP e do Hospital do Câncer de Barretos (SP). O Bairral, um dos patrocinadores master do conclave, esteve representado pelo Diretor Superintendente Nivaldo José Caliman e pelos médicos psiquiatras Drs. Aldo Cabrera Casarotto, Milan Patrício Bata Mitrovitch e Rafael do Nascimento Manrique.
Segundo os organizadores, o evento terá uma segunda edição em 2019, agora com ênfase na área de pesquisa em espiritualidade.
Deixe um comentário