A Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota conta agora com sua Brigada de Incêndio de Emergência. Em 28, 29 e 31 de agosto um grupo de funcionários da CT submeteu-se ao treinamento de formação de brigadistas, que foi ministrado pelo técnico de segurança do trabalho e bombeiro civil Juliano de Oliveira Momesso, integrante da equipe de Segurança do Trabalho do Instituto Bairral. O treinamento contou com a presença de 24 brigadistas e objetivou a formação desse pessoal quanto aos procedimentos seguros e necessários na prevenção e combate ao fogo.
O conteúdo programático desse treinamento envolveu assuntos como utilização dos equipamentos de prevenção e combate a incêndio existentes nas edificações da CT; triângulo do fogo; classe extintora; método de extinção do fogo com extintores; combate ao fogo; como proceder em caso de princípio de incêndio; dicas para a segurança dos brigadistas; hidrantes; registro de recalque; classificação de mangueiras; conservação e manutenção das mangueiras antes e depois do uso operacional; e formas de acondicionamento das mangueiras,
A parte teórica incluiu a apresentação das classes de incêndio, dos extintores adequados para cada classe e do sistema de hidrante, bem como destacou a importância da avaliação de cena, a atuação no plano de emergência e a segurança dos brigadistas no combate ao fogo e na evacuação. A parte prática foi muito dinâmica, ensejando aos participantes atuar no combate a um princípio de incêndio.
O treinamento atingiu plenamente seus objetivos, qualificando a Brigada de Incêndio da CT Santa Carlota de conformidade com a IT 17/2018 do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e com observância das NBR 1.427 e 14.608 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), garantindo aos brigadistas agir de forma rápida e eficaz no caso de uma ocorrência real.
Deixe um comentário