CONUPES – Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade

De 27 a 30 de março aconteceu em Juiz de Fora (MG) o II CONUPES – Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade, com o tema “Desafios na pesquisa em Espiritualidade e Saúde”. O evento, que tem o Bairral como um de seus patrocinadores, chega à sua segunda edição com sucesso crescente; todas as 500 vagas iniciais foram preenchidas, tendo sido necessária abertura de cota extra, com o que a participação alcançou 700 congressistas de 120 cidades e 17 estados.

O II CONUPES permitiu que pesquisadores e profissionais da área de saúde tivessem contato com as mais recentes evidências científicas dos benefícios da espiritualidade na saúde e qualidade de vida. Dentre as diversas atividades nele promovidas merece destaque a participação do professor titular de Harvard, Dr. Tyler VanderWeele, que trouxe um conceito ainda pouco explorado no Brasil, o “florescimento humano”, modelo com foco em saúde positiva que se preocupa com a evolução do indivíduo em cinco domínios:

  • felicidade e satisfação com a vida,
  • saúde física e mental
  • sentimento de significado e propósito
  • caráter e virtude
  • relações sociais próximas

Segundo o Dr. Tyler, pouquíssimas pessoas poderiam alcançar verdadeiro estado de florescimento tendo prejuízo importante em algum desses domínios motivo pelo qual devemos trabalhar essas questões, especialmente com os nossos pacientes assistidos.

O Bairral foi representado no congresso pelo Dr. Aldo Cabrera Casarotto, médico psiquiatra de seu corpo técnico. Os conhecimentos adquiridos no CONUPES foram repassados à equipe técnica do hospital durante seminário no dia 10 de abril no Grupo de Estudos de Espiritualidade da instituição.

Dr. Aldo Cabrera Casarotto duante II CONUPES – Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade
Dr. Aldo Cabrera Casarotto duante II CONUPES – Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade
II CONUPES – Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade
II CONUPES – Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade

 


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *