Em 30 de abril a Dra. Renata Ávila, neuropsicóloga da USP, esteve no Bairral a convite do Centro de Estudos Psiquiátricos Américo Bairral – Cepab para ministrar palestra sobre o tema “Reabilitação neuropsicológica”.
Na sua explanação a palestrante apontou que o treinamento de neuroreabilitação é fundamentado no Programa para Demência Baseado no Método Montessori, desenvolvido pelo psicólogo Dr. Cameron Camp, que segue a seguinte filosofia:
“Todo ser humano tem o direito de ser tratado com respeito e dignidade, de ter um papel na comunidade, de contribuir com suas melhores habilidades e de viver plenamente, respeitando a si mesmo, aos outros e ao ambiente.”
Seu maior objetivo é focar na pessoa como um todo, procurando minimizar o estigma e o preconceito em relação ao idoso, especialmente aquele com demência, de uma maneira mais personalizada e individual, para que possa ser melhor explorada a funcionalidade do paciente com declínio cognitivo de grau leve a moderado, criando, desse modo, oportunidades para que esta pessoa decida o que é importante para seu bem-estar e quais atividades lhe são significativas, tornando-a mais independente, ativa e feliz e continue a ter controle sobre sua própria vida.
O maior intuito é que essas pessoas não passem horas na frente de uma televisão ligada, com olhar perdido, e/ou dormindo sentadas em uma poltrona, mas que sejam estimuladas para atitudes que lhes permitam contribuir com os que as cercam e, por exemplo, ajudar a colocar a mesa, entregar correspondência, arrumar as flores, que se organizem para tomar decisões relevantes para elas. E que participem de grupos de leitura, jogos, discussões sobre a atualidade, enfim, tudo aquilo que julgam importante para suas vidas, quer estejam em suas próprias casas ou em instituições de longa permanência ou mesmo numa internação hospitalar.
Deixe um comentário