No dia 5 de abril a Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota recebeu a visita de Sharon Seivert, acompanhada de Nivaldo José Caliman, Diretor Superintendente do Instituto Bairral, da médica psiquiatra Dra. Thaís Morayama, integrante da equipe técnica do hospital, e da tradutora Helena Leite.
Sharon Seivert é presidente da The Coreporation, Inc. (TCI), consultora estratégica, trabalha no desenvolvimento de líderes, formação de equipes, coaching executivo e treinamento de programas de treinadores desde empresas de diversos setores até organizações sem fins lucrativos. É autora de vários livros, dentre eles “O Ato de Equilíbrio: Dominando os Cinco Elementos de Sucesso na Vida”. Esteve envolvida num projeto em que auxiliava na recolocação de ex-detentos, também usuários de álcool e outras drogas, no mercado de trabalho. Ela complementa seu treinamento com técnicas que auxiliam as pessoas a conseguir se movimentar e vencer obstáculos.
Durante toda a manhã Sharon esteve presente na ala de convívio da CT, local onde são realizadas as reuniões, visitas e abordadas as temáticas na presença de todos os acolhidos e equipe.
Sharon foi recebida por todos com entusiasmo. Após as apresentações, foi realizada a cerimônia em que 16 badaladas são dadas pelo sino da CT em homenagem às mártires carmelitas, entre elas, Santa Carlota da Ressureição. A todo momento Helena e Thaís auxiliavam Sharon na compreensão das falas e da cerimônia que ali se realizava. A banda da CT, diante da também musicista Sharon, preparou-se para tocar uma música em sua homenagem, emocionando a todos os presentes.
Quando lhe foi dada a palavra, Sharon falou sobre a calorosa recepção. Expressou sua alegria em estar ali presente, dizendo que nunca havia sido recebida com tamanho carinho, o que a surpreendeu. Em aproximadamente uma hora e meia de conversa, falou sobre a decisão heroica daqueles homens de estarem ali a fim de se recuperar e mudar de vida. Repetiu diversas vezes a palavra “heróis”, enfatizando a importância da escolha de cada um, e respeitando a grande luta travada contra eles mesmos, mencionando também a necessidade do amor e a relevância da alma em tudo o que fazem.
Os acolhidos da CT fizeram perguntas que foram traduzidas para Sharon, o que possibilitou uma grande aproximação. Uma das perguntas que mais chamou a atenção foi relacionada ao medo de voltar a usar drogas. Sharon, com toda sua sensibilidade, falou sobre a técnica de meditação e respiração a fim de aliviar a sensação de inquietação e ansiedade. Foi surpreendida também por um acolhido que disse não querer perguntar nada, mas sim receber um abraço, o qual, obviamente, não foi negado.
Ao final, Sharon mostrou seu lado de musicista e cantou uma canção dedicada aos presentes que falava sobre motivação, emocionando a todos e recebendo o cumprimento pessoal de cada acolhido e cada membro da equipe.
Esperamos que esse “warmy welcome” (recepção calorosa) tenha atingido o coração da querida convidada, como atingiu o de todos aqueles que participaram. A Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota espera que Sharon possa retornar para uma futura visita cheia de abraços, de um modo bem caloroso, bem brasileiro!
Deixe um comentário