Sempre objetivando a melhoria de sua performance, o Instituto Bairral decidiu iniciar um movimento em direção ao seu sistema de gestão. Para tanto, no dia 18/5, no Centro de Educação Continuada (CEC) do hospital, o conceito foi apresentado para todas as suas lideranças, buscando alinhar o conhecimento e promover um engajamento de todos em direção a essa nova cultura de gestão. Realizado por meio de uma troca de informação bastante intensa e a aplicação de dinâmica de grupo, o evento obteve êxito em seu propósito.
“a semente foi plantada, senti as pessoas bastante entusiasmadas com a ideia, e esse fator é preponderante na promoção de mudanças”.
Ricardo T. Veiga (Engenheiro de segurança)
O INÍCIO
A homologação da norma “NBR ISO 9001 Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos” em dezembro de 2000 trouxe muitas novidades em relação aos conceitos e fundamentos da gestão da qualidade. Um dos aspectos mais marcantes é o que diz respeito ao enfoque por processos, cujo conceito básico prevê uma nova forma de estruturar e gerenciar as atividades (processos) e as próprias organizações, de forma sistemática e integrada, alinhando as expectativas dos clientes à eficácia da organização como um todo.
O ENFOQUE POR PROCESSOS
De acordo com esse princípio, um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo. Segundo a NBR ISO 9000, processo é o “conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas)”.
OS PRÓXIMOS PASSOS
A gestão por processos implica o conhecimento detalhado de TODAS as atividades realizadas no Instituto Bairral e principalmente na integração entre elas.
Conceitos como macroprocesso, processos, procedimentos, fluxograma, diagrama de blocos, entre outros, deverão, a partir de agora, ser linguagem comum entre as lideranças, e para tanto novos treinamentos deverão ser realizados, estando o próximo já programado para o dia 8/6, também no CEC.
O FUTURO
Dentre as inúmeras oportunidades de melhoria que o sistema de gestão por processos proporciona, o engenheiro destaca a possibilidade da criação de indicadores de desempenho:
“Grande parte dos indicadores utilizados está relacionada à qualidade dos processos. Porém, há também os que pontuam prazo, quantidade, processos e outros. Independente da sua dimensão, o que é importante mesmo é que os medidores sejam bem elaborados, de maneira compreensível, mensurável e atingível pelos envolvidos. E estejam completamente adequados à atividade a ser mensurada. Com indicadores claros e precisos a direção estabelece as metas e objetivos a serem alcançados, afinal só se conhece o que se mede. ”
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