Em 13 de agosto ocorreu em Itapira o Encontro de Psicanálise “Difusão e Movimento”, promovido pelo Grupo de Estudos Psicanalíticos de Campinas, que teve como tema “O corpo na psicanálise” e contou com a presença de renomados psicanalistas, como Vera Lúcia Colussi Lamanno Adamo, Joice Calza Macedo, Maria da Graça Câmara Barone, Rang-Ly Homem de Ikegami Rochel, Ronis Magdaleno Júnior e Roosevelt Moisés Smeke Cassorla.
A psicóloga Cassiana Samora Galdi coordenou a mesa “Namorando a morte: simbiose e tentativas de suicídio”, e a psicóloga Marina Bittar Capatto coordenou a mesa “Corpo e autismo”, com foco nos subtemas “O corpo na clínica dos transtornos autísticos” e “Mona: no corpo, o entalhe dos signos arcaicos”. Ambas pertencem à equipe técnica do Instituto Bairral de Psiquiatria.
Os temas enfatizados foram o manejo e a contratransferência com pacientes psicossomáticos, a manifestação do estado depressivo primário na clínica dos transtornos autísticos, as dificuldades no tratamento com adolescentes com núcleos autísticos e a interrupção do tratamento e a deficiência no desenvolvimento da simbolização em pacientes borderline que formam relações simbióticas e costumam tentar o suicídio.
Esse evento constituiu-se numa jornada de muito aprendizado, conhecimento e reflexões a respeito de diversas patologias, o que impactou no trabalho das psicólogas no Instituto Bairral, favorecendo a prática clínica e auxiliando na ampliação das possibilidades de compreensão do paciente.
Deixe um comentário