O Instituto Bairral de Psiquiatria dispõe, no setor de Dependência Química do Prédio Central e no setor Mirante, como parte integrante da equipe multidisciplinar, de um trabalho de aconselhamento. Os conselheiros diariamente acompanham, elaboram e coordenam atividades terapêuticas com os pacientes internados.
Das contribuições desses conselheiros ressaltamos:
- Grupos de Partilhas de Sentimentos – De maneira empática e ética, ocorre o compartilhamento das histórias etnográficas, os sentimentos, emoções e ações de cada indivíduo.
- Grupos Temáticos – Inserção de temas diversificados com funções morais, comportamentais e espirituais na didática e reflexão.
- Grupos de 12 Passos – Este é o “carro-chefe” do programa de aconselhamento, que é trabalhado por meio das ferramentas dinâmicas de mudança do estilo de vida.
- Grupos de Prevenção à Recaída – Estratégias de enfrentamento de situações de risco e motivação à prática de ações de proteção à recaída.
- Grupos Familiares – Reuniões semanais com os familiares dos dependentes químicos acolhidos no hospital, esclarecendo dúvidas sobre o tratamento, a dinâmica da dependência química, ações de gerenciamento e manejo e conscientização sobre co-dependência.
- Grupos de Espiritualidade – Encontro com introdução de princípios espirituais, temas transversais e humanistas que elevam de maneira pragmática a autoestima, a esperança, a solidariedade, a fé, o amor, o perdão, a alteridade e o altruísmo. A musicalidade e o compartilhar fazem a essência desses encontros.
Os conselheiros atuam através do acolhimento e do manejo de comportamento, focando suas intervenções para que os pacientes percebam a necessidade de mudança, estimulando-os para a qualidade de vida e para a recuperação. Interagem nas atividades multidisciplinares, incluindo atividades de lazer, atividades lúdicas (com dinâmicas voltadas para a busca de ressignificação da vivência da dependência química), e também ofertam semanalmente vídeoterapia com filmes temáticos e terapêuticos, com posterior discussão.
O Instituto Bairral conta atualmente com oito conselheiros, divididos por setores femininos e masculinos, e que estão disponíveis para auxiliar na recuperação e reinserção social dos pacientes.
Deixe um comentário