A Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP), em parceria com outras universidades (USP e UNESP), realizou nos dias 29 e 30 de setembro o VII Congresso de Iniciação Científica – CIC 2016. Este evento tem o objetivo de compartilhar o conhecimento produzido por alunos de graduação e pós-graduação das três universidades, as quais se destacam no cenário nacional pela qualidade de sua produção no campo da Educação Física e Esporte, em suas diversas áreas temáticas. Foi realizado na FEF/UNICAMP e contou com atividades nas áreas de conhecimento, englobadas em três principais eixos: Atividade Física Adaptada e Saúde; Educação Física e Humanidades; Biodinâmica e Ciências do Esporte.
A coordenadora do setor de Educação Física do Instituto Bairral de Psiquiatria, professora Daniele Colosso Craveiro, participou do congresso com a apresentação, no formato pôster, do seu projeto de pesquisa denominado “A eficácia do exercício físico no tratamento da ‘fissura’ e da autoestima em dependentes de crack”, que terá início ainda este ano em parceria com a FEF/UNICAMP. Além dessa apresentação, também participou de palestras e mini-cursos durante o conclave. Daniele já frequenta semanalmente, desde o início deste ano, o GEPEN (Grupo de Estudos de Psicologia do Esporte e Neurociências) na Faculdade de Educação Física da UNICAMP, contando com o incentivo do Prof. Dr. Miguel de Arruda (Diretor da FEF/UNICAMP) e a convite da Profª. Dra. Paula T. Fernandes (Coordenadora do GEPEN).
O objetivo do GEPEN é nuclear um grupo de pesquisa na linha temática de Psicologia do Esporte na FEF/UNICAMP, considerando três linhas de pesquisa. A linha pela qual Daniele submeterá sua pesquisa será “Psicologia do Esporte e sua interface com doenças neurológicas”, que visa a identificar os aspectos psicológicos e cognitivos relacionados com a atividade física ou o exercício físico em doenças diversas, como epilepsia, AVC, lúpus, Doença de Alzheimer, Comprometimento Cognitivo Leve, TDAH, doenças neuromusculares e transtornos psiquiátricos.
Deixe um comentário