No período de 29 de novembro a 10 de dezembro, em cinco sábados, foi ministrado o 1º Curso de Aprimoramento no Tratamento da Dependência de Álcool e Drogas, coordenado por Maurício Landre, graduado em Serviço Social pela PUC-Campinas com Especialização em Dependência Química pela Uniad/ Unifesp, e também Coordenador Técnico da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota, um dos serviços mantidos pelo Instituto Bairral de Psiquiatria.
O curso, com carga horária de 40 horas, teve lugar no Centro de Educação Continuada do Instituto Bairral, com a participação da assistente social Wanessa Maria de Oliveira, especialista em dependência química pela Unifesp e especialista em Serviço Social na Saúde pela PUC-Campinas, a qual atua no tratamento de dependentes químicos (Ala Feminina) do Bairral.
O grande diferencial deste curso, além de tratar do tema sob uma ótica humanista, psicossocial e espiritual, foi o de contar com a estrutura de um espaço preparado para cursos e capacitações, além de coffee-breaks e almoço, facilitando a permanência no local, principalmente para as pessoas que vieram da região, como Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Amparo e São João da Boa Vista, além de Itapira.
Os temas abordados foram:
- A cultura do consumo de álcool e drogas
- A rede de atenção para álcool e drogas
- Compreendendo a síndrome da dependência de álcool e drogas
- A espiritualidade e a crise como instrumentos de transformação e mudança
- Plano de tratamento
- A família no contexto da dependência de álcool e drogas
- A comunicação como facilitador na construção da aliança terapêutica e na unidade da equipe
A diversidade dos profissionais que participaram do curso e da realidade que cada um vive foi excelente no sentido de promover muitas trocas de experiência. Psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, clínico geral, conselheiros e representantes de serviços como CAPS, CRAS, CREAS e PROAD formaram uma corrente de trocas e sinergia que agregou ao curso uma riqueza ímpar.
As avaliações dos participantes sugerem que poderemos dar continuidade aos assuntos que foram tratados e trazer novos temas de interesse e necessidade dos participantes. Vejam algumas das sugestões: “O foco humanista no tratamento da dependência química. A visão positiva, a esperança e o deslumbramento da possibilidade de recuperação, já que a dependência é uma doença crônica”; “Possibilidade de desenvolver as ideias na prática”; “Didática, dinâmicas, depoimentos e credibilidade”; “Repetir o local, o café e almoço excelentes, a organização e o horário”.
Estamos muito contentes com os feedbacks e preparando-nos para que atendamos aos pedidos de continuidade tanto deste curso como de abordagem de outros temas pertinentes à problemática do uso crônico de álcool e drogas.
Deixe um comentário