Entre os dias 25 e 29 de setembro aconteceu na Casa de Retiros Emaús, em Itapecerica da Serra (SP), o Módulo Avançado de Formação Profissional em Prevenção de Recaída Baseada em Mindfulness (MBRP), ministrado pelos profissionais do Centro Brasileiro de Pesquisa e Formação em MBRP do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Uso de Substâncias (Nepsis) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Nesse curso para instrutor o Bairral esteve representado por Maurício Landre, Coordenador Técnico da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota, que com essa atividade completou o ciclo de capacitações, que é composto de três módulos. O próximo passo nesse processo é a aplicação das sessões e exercícios junto aos profissionais e aos acolhidos do programa da CT Santa Carlota, sob supervisão da Dra. Ana Regina Noto, coordenadora do curso. Este terceiro módulo aprofundou as práticas de Mindfulness com ênfase nas boas práticas para os facilitadores que trabalham com as Intervenções baseadas nessa técnica.
Duas turmas da equipe da CT Santa Carlota já iniciaram o processo de desenvolvimento da habilidade Mindfulness, ou seja, atenção plena voltada para os pensamentos e sensações que são disparados como gatilhos à medida que nos envolvemos no cotidiano de nossas ações e, muitas vezes, respondemos de forma automática, comprometendo a qualidade de nosso corpo e nossa mente. Em breve a CT Santa Carlota participará de uma pesquisa envolvendo Mindfulness como uma alternativa de prevenção de recaída.
Este é mais um passo no desenvolvimento de técnicas e práticas eficazes para o processo de tratamento e recuperação dos acolhidos com transtornos por abuso de substâncias.
Deixe um comentário