No último dia 29 deu-se o início das atividades preparatórias para a Residência Médica do Instituto. Toda terça-feira pela manhã o corpo clínico estará se reunindo com os Drs. Marchetti e Gallucci seguindo uma programação diversificada. O objetivo principal é dotar os elementos do corpo clinico de habilidades referentes às atividades de ensino em psiquiatria, favorecendo o desenvolvimento de uma cultura direcionada para o ensino, implantando padrões de atendimento e conduta compatíveis com as boas práticas clinicas, atualização do conhecimento assim como introduzir critérios para a mensuração e avaliação da qualidade da assistência.
Serão utilizados como métodos para atingir os objetivos propostos às aulas teóricas, seminários de temas clínicos, discussão estruturada de casos, supervisão de atendimento clinico, avaliação e desenvolvimento de protocolos assistenciais e visitas de setores. Pretendemos cumprir extensa programação enfocando desde aspectos gerais da pratica psiquiátrica, passando pelos diversos transtornos mentais e finalizando pelas especialidades.
Durante este ano uma série de índices da qualidade do atendimento serão monitorados no sentido de criarmos uma série histórica e servir de balizamento par avaliações futuras. São mais de 20 índices, tais como: freqüência de agitações psicomotoras, de tentativas de suicídio, de reinternações, de quedas, etc.
Paralelamente, o staff administrativo do hospital estará se reunindo com os professores para discutir as demais medidas da implantação do programa de residência.
Toda esta preparação mostra a seriedade com que o Bairral esta se preparando para este novo desafio.
A residência é vista por nós, não somente como a possibilidade de transmitir conhecimento, mas também um instrumento valioso de melhora global do padrão da instituição.
AUTOR:
Dr. Ivan Ramos de Oliveira – Diretor técnico do Instituto Bairral
Deixe um comentário