A Enfermagem do Instituto Bairral de Psiquiatria teve sua profissionalização iniciada no ano de 1941, pela então Enfermeira Chefe Dalila Batista Bianchi. Em 1960 foi implantado o Curso Preparatório de Enfermagem no próprio Instituto, coordenado por Dalila.
Hoje contamos com 300 profissionais de enfermagem, sendo 29 Enfermeiros, 170 Técnicos de Enfermagem e 101 Auxiliares de Enfermagem.
Nosso modelo assistencial de enfermagem baseia-se nos princípios do Primary Nursing e resultou da implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em 1999.
Através da Consulta de Enfermagem, aplicada a pacientes recém-admitidos, desde o ano de 1984, estabelece-se o relacionamento enfermeiro/paciente, o qual resulta num vínculo que se faz presente durante todo o período de internação. O processo aplicado consiste numa entrevista individualizada, obedecendo a um roteiro pré-estabelecido, porém dando liberdade de resposta ao paciente e possibilitando ao enfermeiro expor suas preocupações e elaborar um plano de cuidados específicos a ser sugerido pela Equipe de Enfermagem. A individualidade do paciente é o ponto central do processo e o enfoque está no ouvir e compreender a pessoa hospitalizada, bem como interagir com ela. Trata-se de um plano assistencial de cuidados integrais e individualizado, administrado de forma humanizada, competente e contínua.
Este plano é acompanhado e avaliado pelo enfermeiro periodicamente, sofrendo as alterações que se fizeram necessárias no período da hospitalização.
O enfermeiro visualiza o paciente nas esferas biopsicossocial e espiritual e tem autonomia na elaboração do plano de cuidados. Além disso, atua como facilitador nos contatos entre paciente e a equipe multidisciplinar.
As ações de enfermagem são devidamente registradas, assim como as intercorrências do paciente e internações de enfermagem.
Nossa assistência de enfermagem é coordenada pelo enfermeiro responsável da unidade onde o paciente está internado e na ausência deste, pelo enfermeiro de referência, a quem é atribuída à responsabilidade da manutenção do plano de cuidados estabelecido. Os técnicos e auxiliares de enfermagem são extensores do modelo assistencial.
Na área de Educação Continuada em Enfermagem, contamos com um processo de integração aos recém-chegados e também com atualizações semestrais sobre diversos temas de enfermagem. Inclusive, no último dia 26 realizamos o Encontro de Enfermagem 2011, que contou com as seguintes palestras: 1) “Segurança e Competência Profissional no Cuidado de Enfermagem” ministrada pela Profa. Dr ª Ariadne da Silva Fonseca , Diretora Editorial da Revista Nursing, e 2) “A importância da Enfermagem na Assistência de Pacientes Psiquiátricos” ministrada pelo Prof. José Galucci Neto, Médico Assistente do Instituto de Psiquiatria USP, e Coordenador da Residência Médica do Instituto Bairral.
Tivemos 66 participações no período da manhã e 86 participações no período da tarde, totalizando 152 participações.
Nossas áreas de atuação dentro do Instituto Bairral são:
- Assistencial nas unidades de internação
- Eletrocardiograma
- Eletroconvulsoterapia
- Tratamento Odontológico sob Anestesia Geral
- Central de Materiais e Esterilização
- CCIH
- Centro de Pesquisas
- Enfermagem do Trabalho
- Comissão de Ética em Enfermagem
- CIPA
- Brigada de Incêndio
- Educação Continuada
- Residências Terapêuticas
“Mais do que a glória do tratar, aspiremos à simplicidade do cuidar”
Deixe um comentário