A Central de Materiais e Esterilização (C.M.E.) é uma unidade que assegura o controle, preparo e esterilização de artigos médico-hospitalares, garantindo a qualidade e contribuindo para a prevenção da infecção hospitalar. Nela realizam-se os processos de limpeza, desinfecção e esterilização de artigos críticos, semi-críticos e não-críticos.
A C.M.E. do Instituto Bairral está dividida em quatro áreas distintas: descontaminação, empacotamento, esterilização e estocagem/distribuição.
A área de descontaminação possui uma barreira física em relação às demais. O fluxo unidirecional permite que os materiais estéreis não se misturem com os não estéreis.
Na área de empacotamento os materiais são inspecionados, selecionados, empacotados e identificados. As embalagens que utilizamos são o Papel Grau Cirúrgico e a SMS, recomendadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.
A área de esterilização conta com duas autoclaves a vapor sob pressão, nas quais se realiza o processo de destruição de todas as formas de vida microbiana.
A estocagem/distribuição é a área onde os materiais são armazenados e fornecidos para os diversos setores do hospital.
A Central de Materiais e Esterilização tem por finalidade:
- Concentrar material esterilizado ou não, tornando mais fácil o seu controle, conservação e manutenção.
- Padronizar os processos de limpeza, preparo, empacotamento e esterilização, assegurando economia de pessoal, material e tempo.
- Facilitar o controle do consumo, da qualidade do material e dos processos de esterilização, aumentando a segurança no uso.
- Manter reserva de material a fim de atender prontamente a necessidade de qualquer unidade do hospital.
As atividades desenvolvidas na C.M.E., embora não sejam diretamente relacionadas com o paciente, são por demais importantes, pois delas depende o hospital como um todo.
Além disso, como em todas as áreas de um hospital, as ações dentro desse setor são dinâmicas e exigem aperfeiçoamento e atualização constantes.
Deixe um comentário