No início deste mês, o Instituto Bairral realizou o seu XX Simpósio com a temática central “Violência e Saúde Mental”. Trata-se de um marco na vida do Instituto, proporcionando dois simpósios anuais de reconhecida qualidade técnica e de organização.
Foram 690 presentes, sendo 103 médicos, 109 psicólogos, 118 profissionais de enfermagem de nível médio, 40 enfermeiros, 31 assistentes sociais, 15 terapeutas ocupacionais, 81 educadores, 135 estudantes e 58 profissionais de diversas áreas. Foram cinco palestras e um debate final.
A palestra inicial proferida pelo Prof. Dr. Daniel Martins de Barros trouxe como tema “Doença Mental e Violência – como se relacionam?” . Seguiram-se as palestras “Existe crime epiléptico” – Prof. Dr. Renato Luiz Marchetti; “Abuso e Bullying – As conseqüências perversas da violência escondida” – Dr. Ivan Capelatto; “Transtorno de Estresse pós-traumático – A vida depois de um tsunami” – Profa. Dra. Adriana Fiszman; “Drogas – Podemos conter a epidemia?” – Profa. Dra. Sandra Scivoletto. Finalizando, tivemos todos os palestrantes realizando um debate denominado “Autópsia psicológica do Caso de Realengo”, mediado pelo Dr. José Gallucci Neto.
Ressaltamos a enorme repercussão manifestada através de e-mails e vários depoimentos de participantes. Contrariando a tradição, o XXI Simpósio programado para o próximo dia 19 de novembro, foi transferido para o primeiro semestre de 2012, em função das obras de reforma do nosso anfiteatro.
Deixe um comentário