Dia 27/08 foi comemorado o Dia do Psicólogo. Você conhece o setor de Psicologia do nosso Hospital?
O Setor conta atualmente com 12 psicólogas cujas funções compreendem, entre outras, a coordenação de diversos tipos de grupos com os pacientes (tais como os operativos, os terapêuticos, os voltados para comissões e monitorias, os psicoeducativos, etc). Além disso, fazem atendimentos individuais e o manejo das intercorrências de comportamento, participam de atividades comemorativas dentro do Hospital e promovem saídas terapêuticas externas com os pacientes e equipe.
O Setor também opera o programa de “Visitas de Observação” através do qual é oferecida a estudantes de Psicologia, a partir do quarto ano, a oportunidade de acompanhar o trabalho do psicólogo em uma instituição psiquiátrica, além de proporcionar contato com os pacientes das diversas psicopatologias. Esse programa tem a duração de 8 dias.
Além disso, o setor também recebe turmas de alunos que, acompanhados pelo professor solicitante e duas de nossas psicólogas, visitam o Hospital durante um dia, podendo, assim, conhecer nosso programa tratamento individualizado aos pacientes e entender qual é o papel do psicólogo nesse trabalho. Em geral tem sido possível receber cerca de 8 alunos para o programa de “Visita de Observação” por ano (em janeiro e julho) e uma turma de estudantes por mês para visitar a Instituição.
O setor engaja-se também nos cursos que são oferecidos pelo Hospital para uma melhor qualificação e capacitação técnica, sempre visando o aperfeiçoamento das psicólogas para refletir em melhorias no trabalho desenvolvido junto aos pacientes.
É Importante salientar que todas as unidades do Hospital, exceto “Vale Verde” e “Praxiterapia II”, contam com o trabalho de psicólogo em sua equipe multidisciplinar.
Segue abaixo trecho de um texto sobre o que é ser psicólogo:
“Ser psicólogo é uma imensa responsabilidade.
Não apenas isso, é também uma notável dádiva.
Desenvolvemos o dom de usar a palavra, o olhar,
as nossas expressões e até mesmo o silêncio.
O dom de tirar lá de dentro o melhor que temos
para cuidar, fortalecer, compreender, aliviar.Ser psicólogo é um ofício tremendamente sério.
Mas não apenas isso, é também um grande privilégio.
Pois não há maior que o de tocar no que há de mais
precioso e sagrado em um ser humano: seu segredo,
seu medo, suas alegrias, prazeres e inquietações (…)”.-Walmir Monteiro-
Deixe um comentário