No início da década de 1950 edificava-se o embrião do nosso atual anfiteatro. Construído no mesmo local, tinha capacidade para 400 pessoas e apresenta-se no “Relatório do Sanatório Américo Bairral” de 1958 como “auditorium”. Era utilizado para exibições semanais de filmes científicos, culturais de longa metragem, seriados e programas variados. Duas vezes por semana tínhamos os festivais artísticos com a participação de pacientes, funcionários e artistas da cidade, além da presença de conjuntos musicais. Cita ainda o referido relatório:-
“… o teatro tem sido empregado como meio de distração, educação e de cultura para os internos e funcionários, beneficiando também estranhos que freqüentam esses festivais…” Em outro trecho aponta:- “… O salão auditório de há muito tornou-se pequeno em face da população interna, que entre funcionários e internos ultrapassam a casa dos mil, e devido à freqüência sempre crescente de visitantes, de parte da população da cidade que se tornaram habitués dos programas evangélicos e artístico-musicais...” e continua “…verifica-se do exposto, a necessidade de ser construído um teatro de amplas proporções…”.
E assim se fez. No “Relatório” referente aos anos de 1962 e 1963 extraímos:-
“… O novo Cine Teatro concluído em 28/01/1961, passou a ser utilizado em dezembro desse ano. Instalado com 1300 poltronas é servido de entradas e saídas amplas, com marginais de circulação. Na sua estética, estilo e acabamento, oferecem ambiente ameno e agradável, atingindo sua finalidade…”.
Cá estamos em 2011, e o nosso anfiteatro, palco de tantas realizações, passa por reformas, iniciadas em julho último. As necessidades agora são outras. O referido espaço hoje acolhe uma ampla gama de atividades, desde as de caráter terapêutico até as de cunho espiritual para os nossos pacientes. Trata-se também de importantíssimo ambiente para as atividades festivas e comemorativas, inclusive as destinadas aos nossos funcionários. Nos últimos tempos tem sido o local onde são realizados concorridos simpósios científicos, na área da saúde mental.
Assim, diante de sua importância e diversidade de uso, surgiu a necessidade de agregar novas tecnologias e mais conforto. São esses os objetivos dessa nova reforma. Prevê um novo e confortável modelo de cadeiras, ambiente climatizado, iluminação “inteligente”, além de uma “ilha” central de controle de mídias e cabine para tradução simultânea. Trará também inúmeras modificações visando o quesito segurança, além de novas soluções de design. Desta forma, o “auditorium” de 60 anos atrás, continuará a contribuir, com qualidade e conforto para as demandas deste novo momento.
Deixe um comentário