No dia 19 de outubro a psicóloga Marjorye A. Siqueira, do setor de dependência química (pacientes do SUS) do Instituto Bairral, compareceu à Escola Estadual Professor Cândido de Moura, nesta cidade, para proferir palestras nos períodos da manhã, tarde e noite, dirigidas a um total de 700 alunos.
O convite foi feito pelo psicólogo Rogério Adriano Bosso, que, juntamente com Vinícius Assugeni Sobreiro Dias, também psicólogo, e com a assistente social Kátia Crislaine Silvério, coordena o Projeto Semente, fruto de uma parceria entre a rede pública de ensino estadual, direção e coordenação pedagógica da E. E. Cândido de Moura, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Secretaria Municipal de Promoção Social.
O objetivo do projeto é conseguir que determinados estereótipos e preconceitos sejam pensados e superados no cotidiano da escola, da comunidade sob sua influência e do município, por meio da realização de palestras educativas sobre diferentes temas, promovendo assim informação e conscientização.
Com foco no grave problema social representado pelo consumo de drogas, foram abordados aspectos como classificação geral das substâncias ilícitas, tipos de uso, critérios diagnósticos para a dependência química e efeitos do uso agudo e crônico do álcool, tabaco, maconha, cocaína, crack e óxi, esclarecendo-se alguns mitos e verdades sobre o assunto e apontando-se locais para tratamento e recuperação. As palestras foram ilustradas com fotos e vídeos.
Deixe um comentário