No mês de outubro o comitê gestor do Instituto Bairral se reuniu com a Fator RH para traçar as novas etapas do Projeto de Gestão por Competências, que dará inicio à sua segunda fase, envolvendo todos os cargos da instituição.
Esta segunda fase será diferente da primeira, na qual apenas o comitê gestor estava diretamente envolvido na definição das competências. Agora os coordenadores setoriais participarão de oficinas, juntamente com o setor de RH e a Fator RH (consultoria que assessora a instituição na implantação do projeto), para que construam juntos os PECs (Perfil Estruturado por Competências) e as competências operacionais, ou seja, as competências relacionadas com cada cargo de sua subordinação. Nestas oficinas os coordenadores setoriais terão que, em cada função, visualizar seu melhor funcionário e destacar aquilo que ele faz e que o diferencia, pois é desse modo que irá se estabelecer a competência necessária para determinada função.
Quando estas definições estiverem prontas, serão avaliadas pelo comitê gestor para validação do trabalho realizado. Este processo envolverá todos os coordenadores setoriais, até que a totalidade dos cargos tenha seus PECs criados e suas competências definidas.
Dentro das competências operacionais haverá uma competência denominada normativa, que conterá normas consideradas especialmente importantes para o hospital. Esta competência será criada pelo comitê gestor e servirá para todos os cargos operacionais.
O Projeto Gestão por Competências é mais um instrumento do Instituto Bairral de Psiquiatria na busca da excelência em tudo o que faz.
Deixe um comentário