O Instituto Bairral de Psiquiatria, em parceria com o Senac, realizou nos meses de outubro e novembro o curso “Aperfeiçoamento em Cuidador de Idoso”.
Foram cinco encontros com a gerontóloga Rafaela Simões de Oliveira, que ressaltou a importância do cuidado físico e emocional do idoso, do suporte individual e da manutenção do desempenho das suas atividades diárias.
Destacou também que cuidar é muito mais que um ato, cuidar é atitude. Requer conhecimento, responsabilidade e também afetividade para com o ser humano. E que o cuidador de idosos deve estar capacitado para substituir o conceito de doença pelo de incapacidade funcional, reforçando os cuidados preventivos.
Rafaela enfatizou os dois processos de envelhecimento:
- Senescência, que é o envelhecimento natural.
- Senilidade, que é o envelhecimento patológico ou com doença, no qual o idoso perde a sua autonomia e deixa de realizar suas atividades de vida diária (AVD).
No último dos cinco encontros a enfermeira Roberta Inácio do Couto, da equipe técnica do Instituto Bairral, demonstrou a importância da comunicação com pacientes idosos portadores de distúrbios mentais, suas alterações comportamentais e o melhor manejo no cuidado desses pacientes.
Outras questões destacadas foram os dilemas éticos e qual a melhor conduta que o cuidador deve ter perante a família do paciente e a equipe multiprofissional.
Este curso foi de grande relevância para a vida do profissional cuidador, trazendo novos conhecimentos e oferecendo novas guias de conduta no cuidado com os idosos.
Deixe um comentário