Curso de atendimento à emergência pelo suporte básico de vida (BLS – Basic Life Support) e primeiros socorros

Nos dias 6 e 20 de outubro desenvolveu-se no Instituto Bairral o curso de BLS e Primeiros Socorros, como resultado de uma parceria com a Ellu Brasil Treinamento & Desenvolvimento, empresa credenciada e certificada pela American Heart Association. O treinamento objetiva aprimorar técnicas do corpo profissional de nossa instituição e teve a participação de 11 médicos, 16 enfermeiros, 2 auxiliares de enfermagem, 1 técnico de enfermagem e 1 técnico em segurança do trabalho.

No primeiro dia foram abordados temas relacionados ao Sistema de Emergências Médicas, RCP (ressuscitação cardiopulmonar) e DEA (desfibrilador externo automático).   Já no segundo dia os aspectos enfatizados foram os primeiros socorros, incluindo aspectos como: avaliação básica; identificação do problema; estado de choque; hemorragias; anafilaxia; sangramento; ferimentos; envenenamento e intoxicações por substâncias exógenas; ferimentos em áreas específicas; queimaduras; problemas relacionados com a temperatura ambiente; ferimentos em músculo esquelético; emergências clínicas; e mordidas e picadas.

As duas etapas do curso foram repletas de teoria e prática, sendo que nas aulas práticas os instrutores ensinavam e corrigiam os procedimentos e postura do socorrista. Foi um evento enriquecedor e dinâmico, propiciando aos presentes oportunidade de se atualizar, tendo em vista os “Protocolos de Atualização de 2010” da American Heart Association. Ao final do evento todos os participantes receberam certificado e o credenciamento válido por 2 anos.

Participantes sendo orientados na realização da prática de RCP
Participantes sendo orientados na realização da prática de RCP
Praticando ventilação com máscara
Praticando ventilação com máscara
Aprendendo a realização de curativo oclusivo com FCC
Aprendendo a realização de curativo oclusivo com FCC
Realizando curativo compressivo nos membros
Realizando curativo compressivo nos membros


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *