O Encontro de Enfermagem 2013 aconteceu em 17 e 18 de maio e desenvolveu a seguinte programação:
- 16 de Maio
Palestras:
“A Subjetividade do cuidado de enfermagem na saúde mental”, proferida pelo enfermeiro José Gilberto Prates, especialista em Saúde Mental, Mestre em Emergência Psiquiátrica e Coordenador da Educação Permanente do Instituto de Psiquiatria (IPq) da USP.
“Terapia comunitária: o técnico pode fazer”, proferida pelo Técnico de Enfermagem Paulo Roberto Antônio, do IPq da USP, especialista em Terapia Comunitária.
- 17 de Maio
Exibição do filme “Intocáveis”. Esse filme traz a história de um aristocrata que contrata um jovem para ser o seu cuidador após um acidente que o deixou tetraplégico.
O evento teve uma participação importante dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e Cuidadores da instituição, e lhes proporcionou atualização de conhecimentos e interação com os profissionais de enfermagem das diversas unidades do hospital.
No Encontro 2013 foi homenageada a precursora da enfermagem do Instituto Bairral de Psiquiatria, Dona Gracinda Batista, fundadora da entidade juntamente com seu esposo Onofre Batista, os quais, em meados dos anos 1930, passaram a recolher em sua própria casa portadores de transtornos mentais desabrigados, abandonados e necessitados de auxílio, dando-lhes assistência mesmo a despeito dos poucos recursos da época, e iniciando a atividade que posteriormente passou a ser realizada no primitivo hospital.
“Nesse nosso tempo de tanto descuido, descaso e abandono, existe um grupo de pessoas que cuida da vida, nas suas diferentes formas, diferentes estágios e condições. Que fica ao lado, alimenta, acolhe, enfeita, limpa, conversa, conta o que sabe, torce pelo que não sabe e não tem resposta; que observa, informa, sofre junto, guarda muita história…
É um grupo que foi fazendo coisas e, aprendendo a fazer… o melhor jeito de alimentar, o melhor jeito de higienizar, o melhor jeito de cuidar de feridas, o melhor jeito de orientar… o melhor jeito para cada um, porque “Cuidar em Enfermagem é Assim”. (Enf. Maria Júlia Paes da Silva)
PARABÉNS, ENFERMAGEM!
Deixe um comentário