Em 21 e 22 de março realizou-se em São Paulo (SP) o XVIII Simpósio Internacional de Atualização em Psiquiatria Geriátrica, promovido pelo Projeto Terceira Idade (Proter) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Participaram os seguintes profissionais do Instituto Bairral: médicos psiquiatras Drs. Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues, Francelma Freitas, Guilherme Viana Espessoto e Pedro Piloni e terapeuta ocupacional Renata Mariotoni Ramazzini de Freitas.
O simpósio abordou pesquisas sobre as últimas descobertas relacionadas à etiologia e diagnóstico de síndromes demenciais e da depressão em idosos. Houve também um curso sobre “Intervenções Psicossociais para Demência e Depressão no Idoso” no qual foram focalizados temas como a importância da educação na formação de reserva cognitiva; a sobrecarga dos cuidadores/familiares e a importância de reuniões de orientação com a equipe multiprofissional; e a importância da atividade física na terceira idade como prevenção/reabilitação dos transtornos demenciais, bem como no tratamento da depressão.
O evento contou com a participação da psiquiatra francesa Dra. Annie Druet Cabanac, que falou sobre a prevalência do déficit cognitivo e demência na França. O Instituto Bairral também participou com um pôster elaborado pela psiquiatra Dra. Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues, pela psicóloga Marisa Crivelaro Romão, do setor Estância, e pela terapeuta ocupacional Renata Mariotoni Ramazzini de Freitas. O pôster fala sobre o trabalho realizado no processo de preparação para a alta com elaboração de uma rotina para o paciente, baseada na Lista de Identificação de Papéis Ocupacionais.
Deixe um comentário