Em 17 de setembro, no Ministério da Justiça em Brasília (DF), ocorreram duas reuniões muito importantes para as Comunidades Terapêuticas. A primeira foi entre a liderança da Confederação Nacional das Comunidades Terapêuticas (CONFENACT) com o Secretário Nacional da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), Dr. Vitore Maximiliano, com o objetivo de alinhar os últimos passos para a finalização de documento que será colocado em votação no Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD), e a segunda com o Ministro da Justiça Dr. José Eduardo Cardoso, que tem se mostrado um grande articulador e interlocutor do processo que tramita nas pautas do Executivo e do Legislativo com vistas à regulamentação das comunidades terapêuticas mediante a aprovação de uma Norma Técnica e uma Cartilha sobre o funcionamento das Comunidades Terapêuticas no Brasil.
Estavam presentes representantes da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT), Federação Norte-Nordeste de Comunidades Terapêuticas (FENNOCT), Cruz Azul do Brasil, Maurício Landre, representando a Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota, do Instituto Bairral de Psiquiatria, e Adalberto Calmon, da Fazenda da Esperança e representante do Instituto Padre Haroldo.
A pauta da reunião foi constituída pelos seguintes temas: minuta da Resolução de Regulamentação das Comunidades Terapêuticas; definição do cronograma de trabalho; financiamento das vagas para 2015 e anos seguintes, como política continuada; e propostas de alteração na lei que regula o CEBAS (Certificado Beneficente de Assistência Social) do segmento de Comunidades Terapêuticas.
Na ocasião foi encaminhada uma carta de agradecimento da CONFENACT à Presidente Dilma Roussef por seu apoio incondicional às CTs desde sua posse, quando assumiu o compromisso de financiar o acolhimento para reabilitação de milhares de brasileiros necessitados de locais para o tratamento da dependência química.
Deixe um comentário