Teve início em 10 de janeiro o Curso de Administração de Armazenagem e Compra de Material para os funcionários do setor de Logística e Almoxarifado do Instituto Bairral de Psiquiatria. Será desenvolvido ao longo de oito etapas (sempre aos sábados) e está sendo ministrado pelo SENAC Itapira. Estão participando o coordenador do setor, 2 compradores, 1 almoxarife e 2 auxiliares de suprimentos.
O objetivo do evento é auxiliar a atuação no processo de aquisição de materiais a partir de uma visão integrada da logística, de modo a dar suporte às decisões quanto à seleção de fornecedores, compra, administração e distribuição de materiais. Objetiva também orientar para a melhoria no atendimento de clientes internos e externos e no trabalho em equipe, assim como na gestão do setor de armazenagem, mobilizando conhecimentos, habilidades e valores para reduzir custos operacionais, aumentar a velocidade dos processos e a confiabilidade dos estoques.
O curso aborda as seguintes competências:
- Armazenagem na cadeia logística: conceitos, função e importância, estrutura organizacional, principais comportamentos, processos e seus impactos na eficiência operacional.
- Aspectos físicos do armazém: estruturas de armazenagem, equipamentos de movimentação, layout, unitização de cargas e dimensionamento do armazém.
- Estoque mínimo.
- Gestão de estoque: custos de estoque e armazenagem, controle de inventário, curva ABC.
- Indicadores de desempenho.
- Seleção de fornecedores: escolha de fornecedores objetivando melhoria da qualidade e custos de aquisição.
- Compras: processos de compras, ferramentas, negociação e custos envolvidos.
- Administração de materiais: foco no processo e nas decisões entre comprar e fabricar.
Nesse curso estão sendo discutidas soluções operacionais específicas do setor, contribuindo para um funcionamento mais racional e eficiente de toda cadeia logística do hospital.
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