A jardinagem já deixou de ser usada como necessidade de cultivo para subsistência e passou a ser utilizada como lazer e com finalidade terapêutica, na busca de melhor qualidade de vida e saúde. Há alguns estudos que falam do benefício do contato com a natureza para algumas patologias como a depressão, dependência química e deficiência intelectual, entre outras.
Pensando no bem-estar dos pacientes, o setor Estância, uma das unidades de tratamento do Instituto Bairral de Psiquiatria, que atende diferentes patologias psicogeriátricas, implantou uma atividade de horta em pneus para trabalharmos no cultivo de alguns especiarias utilizadas no grupo de culinária, e também para ser utilizada como uma ferramenta para desenvolver autoestima, responsabilidade, compromisso, organização, planejamento, rotina e também resgate e criação de novas habilidades.
Os pneus estão dispostos no jardim, em contato direto com a grama para não haver acúmulo de água; a atividade é adaptada a uma altura adequada, sendo usados bancos para não oferecer risco aos pacientes. A atividade é coordenada pela terapeuta ocupacional e há uma monitoria da horta para que se estabeleça uma rotina diária de cuidados com essa atividade.
Deixe um comentário